quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mobile Marketing é assunto de capa da HSM ManManagement

O assunto mobile marketing já foi divulgado nas principais revistas do Brasil, a última foi a HSM management, que fala de gestão empresarial, a edição (Setembro/Outubro 2009 – Ano 13 nº76), o “Dossiê: A Era Mobile”. A matéria mostra as vantagens do universo mobile e como usufruir em seus negócios dessa ferramenta. Fala ainda de como é importante estudar e direcionar a propaganda para o melhor canal de comunicação, através do celular.
São quatro reportagens, em uma delas Tomi Ahonen consultor e autor de livros da área explicam como se deu a evolução do celular, e as diferentes ferramentas que foram se agregando a este aparelho para resultar em negócios lucrativos. As outras três reportagens pontuam como se pode ganhar dinheiro através do celular, vender produtos para empresas e como as tecnologia e cases de mobile marketing fazem parte de uma realidade mundial.
Em uma segunda parte da matéria a afirmação feita pela HSM Management é a seguinte: “O setor móvel é muito maior e mais poderoso que a internet”.
A matéria mostra para as empresas como aproveitar as oportunidades pelo celular, e dessa forma como aproximar-se dos clientes e vender marcas e produtos.
Vale a pena conferir a matéria e ver as formas de trabalhar com o mobile marketing para seu negócio ou empresa.

CASES DE SUCESSO

O caso dos empreendedores da Cacau Show e da Arizona

Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau ShowAlexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, e Marcus Hadade, da Arizona, são empreendedores com exemplo dentro de casa. A mãe de Tadeu era revendedora porta a porta. Para ajudá-la a vender, ele, ainda criança, fazia malabarismos com os potes de tapeware. Já o pai de Hadade tinha uma loja em que ele ia trabalhar quando não estava na escola. Fazia de tudo, até varrer o chão. Um dos grandes aprendizados desta época, para ambos, foi a consciência do trabalho duro que dá resultados positivos.

Administrador, Marcus Hadade foi convencido pelo irmão, há 10 anos, a trabalhar na gráfica que tinha apenas seis funcionários e não havia grandes perspectivas de crescimento. Mas o negócio prosperou com a filosofia de entregar sempre mais valor ao cliente até que o perfil do comprador mudou. Se antes era o departamento de Marketing e as agências de publicidade que contratavam seus serviços, agora o setor de compras é quem determina o preço. Então, ficou claro que ele precisava mudar o foco de seu negócio sob o risco de perder margem de lucro.

Foi quando Hadade e seu irmão tiveram a ideia de digitalizar o negócio, caminhando junto com as tendências de um mundo digital e de gerenciamento de informações. “Ou mudávamos o negócio ou o negócio seria mudado”, afirma o Presidente da Arizona. Hoje, eles atendem a clientes como Natura, Santander, Carrefour e Coca-Cola e os seis funcionários se multiplicaram para 216. De uma gráfica, a Arizona passou a ser uma empresa de automação e gestão de processos de comunicação e Marketing.

Caminhada doce, mas árdua
Já a história de Alexandre Tadeu da Costa com os chocolates começou aos 17 anos quando ele vendeu dois mil ovos de páscoa depois de se aventurar quando, antes da produção, vendeu sem ter os produtos, e agora no próximo sábado abrirá a milésima loja da Cacau Show. A primeira foi aberta há oito anos depois de tentativas não muito bem sucedidas de vender em lojas de departamento. O grande mérito do empreendedor foi perceber uma oportunidade latente no mercado.

Havia um grande espaço entre os chocolates premium e os de massa. Com foco em qualidade e preço baixo. Agora, há uma loja Cacau Show em todos os estados do Brasil. Cinco mil colaboradores e um faturamento de R$ 400 milhões. “Conseguimos ganhar mercado fazendo algo diferente. E até hoje criamos coisas novas, como o panetone de trufas e um creme de massagem de trufas vendido no dia dos namorados”, diz Tadeu da Costa.

Ambos trabalham bastante até hoje, mas já “sofreram” muito mais. Alexandre Tadeu da Costa costumava trabalhar 60 horas por semana, incluindo finais de semana, enquanto Marcus Hadade carregou muito papel nas costas no começo da Arizona. Para crescer e chegar ao estágio de hoje, os dois empreendedores tiveram que se organizar, mas sem perder valores essenciais: atitude, perseverança, olhar para a sociedade, foco e muito, muito trabalho ético.
Postado por , Direto da HSM ExpoManagement 2010. Cobertura Especial Patrocinada pela TNS Research International - 10/11/2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Amanhã acontece o Seminário de Comunicação on-line em Brasília.

Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias. O evento se realiza nos dias 9 e 10 de novembro de 2010, em Brasília, no Teatro da Caixa - SBS, Quadra 4, Lote 3, 4.

Em razão da limitação de lugares no local do seminário, não há inscrições abertas. A participação no evento ocorrerá somente mediante convite. Em caso de desistências, novas inscrições poderão ser efetuadas desde que os interessados enviem o nome e o órgão que representam para o e-mail seminariointernacional@planalto.gov.br.
O evento será transmitido ao vivo por este site e pela TV NBR.

Prepare-se Digitalks Brasília 25/11/2010

digitalks | November - 3 - 2010 | O Seminário Digitalks viaja por diversas cidades com o objetivo de levar dicas, novidades, conteúdo e muita informação sobre marketing digital, através de palestras com os maiores especialistas do ramo. Agora, no dia 25 de Novembro, o Digitalks chega a Brasília com as últimas novidades do mercado, em um evento que conta com palestrantes como o diretor de operações da Media Factory, Luiz Augusto Barros, e o diretor executivo do IAB Brasil, Ari Meneghini.
Para mais informações a respeito do evento, acesse a página do Digitalks Brasília.

BIS de LIMÃO vende em 48 horas, 1 tonelada de chocolate pelo facebook.

O Bis lançou primeiro a venda pela internet antes de chegar aos pontos de vendas. Além de ser vendido em kits com uma embalagem promocional que possui quatro bandejas. Caso a pessoa quisesse comprar o novo Bis de limão tinha que acessar o Facebook. A criação da campanha é da agência Ogilvy, e em 48 horas foram vendidos 1 tonelada de chocolate. Resultando em uma campanha de sucesso.
De acordo com dados Nielsen, hoje a marca Bis detém cerca de 10% de participação no volume de vendas do mercado brasileiro de chocolates, além de representar 72,3% de share em valor, no segmento bite size.

65% das empresas já estão presentes nas redes sociais

Segundo pesquisa realizada pelo IBRAMEC (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado 65% das empresas já estão presentes nas redes sociais. Apesar da alta adesão, apenas 7% consideram que utilizá-las seja de fato imprescindível. Longe disso, a maioria encara apenas como uma iniciativa desejável (47,9%). “Apesar das redes sociais estarem num patamar de alta utilização pelas empresas, elas ainda são vistas como um canal complementar. Ou seja, todos entendem como um meio de comunicação muito importante, mas não fundamental. A maioria ainda está em fase de teste, buscando entender como isso realmente pode agregar ao seu negócio.”, acrescenta Richard Lowenthal, Diretor Executivo do Ibramerc.

As redes sociais de maior destaque entre as empresas são: Twitter (84%), YouTube (62%) e Facebook (61%). Para os entrevistados, o Twitter é a bola da vez e foi apontado como a rede mais relevante para 42% das organizações. Para Lowenthal, “o twitter é a onda do momento no que se refere às redes sociais. Diferente de outras, demanda menos esforço de atualização”.

Para 45% dos pesquisados, o fortalecimento da marca foi apontado como o maior benefício trazido pelas redes sociais. Esse número se coloca em oposição aos 44% que alegam que as redes ainda não trouxeram nenhum benefício. O restante divide-se entre os que tiram proveito das vantagens através da geração de vendas e fidelização, 5% e 6%, respectivamente.

Além dos benefícios identificados acima, as redes sociais também tem sido aproveitadas pelas empresas para ações de coleta e análise de informações. A idéia é usar esse novo meio até mesmo saber o que a concorrência está fazendo. Segundo a pesquisa, as práticas mais comuns são: monitorar o mercado (46%), o comportamento dos clientes (45%) e a concorrência (39%).