As empresas devem pensar em criar o seu Tutorial de Mídias Sociais, com regras claras de como seus colaboradores devem se comportar em um ambiente em que a privacidade é quase nula. Considero importante treinamentos para empresas de todos os portes, além de diminuir os riscos potenciais, funcionários bem orientados, com uma visão geral das principais mídias sociais e de como agir em cada uma delas podem maximizar a visibilidade da empresa positivamente.
A linguagem deve ser apropriada e os lançamentos dos produtos e serviços não podem vazar antes de uma autorização clara da empresa. Lembrando que reuniões internas são internas e não podem ser comentadas em ambientes sociais, muito menos na Internet. Estratégias pensadas por muito tempo podem ser perdidas em segundos com um comentário fora de hora em uma mídia social.
Segundo Juliana Lima, coordenadora de comunicação da empresa nacional de geolocalização Apontador, considerada uma das 250 empresas de tecnologia mais importantes do mundo. A empresa criou seu próprio tutorial em que a finalidade é orientar a todos de como postar comentários que falem sobre a empresa em ambientes de mídias sociais. "Não queremos inibir nenhum funcionário a espontaneidade de postar em seus perfis pessoais novidades sobre a empresa, são apenas orientações para evitarmos complicações posteriores. Transparência é um valor importante para a gente e precisamos manter um ambiente de abertura segura e saudável entre nós, sem a preocupação de que o que for compartilhado aqui seja redistribuído para fora", orienta.
A língua portuguesa também deve ser respeitada nas mídias sociais quando os colaboradores falam sobre uma empresa em alguma mídia social. Erros de ortografia e gramática podem prejudicar a imagem da marca. Verificar se o link que está sendo postado está direcionando para a página correta também é uma dica importante. Comentários positivos ou negativos encontrados sobre a empresa em mídias sociais, como o Facebook, YouTube, Orkut, Twitter, LinkedIn, entre outros, devem ser encaminhados aos departamentos competentes, como o de RH e/ou comunicação da empresa.
Com essas informações preciosas nas mãos o departamento competente saberá como agir. Caso um consumidor queira saber alguma informação questionando diretamente ao colaborador nas mídias sociais, ele deve perguntar ao departamento competente como responder e se deve responder a determinadas perguntas. Criar Redes com o nome da empresa também é um comportamento totalmente inadequado. Estas Redes devem ser criadas pelos profissionais competentes em gerenciar o conteúdo da empresa nas mídias sociais.
* Fonte:André Telles - CEO da agência especializada em marketing digital Mentes Digitais.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Yahoo Grupos tem novidades....
O Yahoo Groups está investindo na modernização da ferramenta. Além das mudanças de layout também está criando novas funcionalidades e ferramentas, e se aproveitar as tecnologias existentes e incluir alguma forma dos moderadores se remunerarem o Yahoo Grupos tem tudo para se tornar um novo sucesso na internet.
"Os grupos de discussão não concorrem com o Twitter ou as redes sociais, são necessidades e funcionalidades diferentes, o Twitter está para os Grupos de Discussão como o McDonald´s está para comida de verdade… se quer um lanchinho uma coisa rápida e imediatista, vá de Twitter… mas para algo mais consistente, use os Grupos de Discussão."
Além disso, os Grupos tem uma figura importantíssima: o Moderador.
Quando a coisa “esquenta” o moderador entra em ação, muitas vezes antes mesmo do problema acontecer.
E para quem quiser acompanhar de perto as novidades do Yahoo ou até mesmo criar seu grupo agora.Fica a dica.
http://br.groups.yahoo.com/
"Os grupos de discussão não concorrem com o Twitter ou as redes sociais, são necessidades e funcionalidades diferentes, o Twitter está para os Grupos de Discussão como o McDonald´s está para comida de verdade… se quer um lanchinho uma coisa rápida e imediatista, vá de Twitter… mas para algo mais consistente, use os Grupos de Discussão."
Além disso, os Grupos tem uma figura importantíssima: o Moderador.
Quando a coisa “esquenta” o moderador entra em ação, muitas vezes antes mesmo do problema acontecer.
E para quem quiser acompanhar de perto as novidades do Yahoo ou até mesmo criar seu grupo agora.Fica a dica.
http://br.groups.yahoo.com/
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
DIA 25/11/ Acontece em Brasília - DEBATES E TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL
Participe do debate de tendências do marketing Digital, com especialistas de marketing e publicidade online. O evento acontecerá em Brasília. Confira a programação no site da Digitalks.
Digitalks – digitalks@digitalks.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – 11 2533-1962
Inscrições e informações
Acesse o site da digitalks e inscreva-se.Digitalks – digitalks@digitalks.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – 11 2533-1962
Google expande publicidade de produtos em busca.
Os resultados da busca do Google vão parecer muito com um catálogo daqui para a frente, exibindo imagens dos produtos com seus preços e outras informações técnicas.
A empresa testou a nova publicidade com 800 anunciantes no decorrer do último ano. Chamada de Product Listing Ads, sua versão beta foi lançada nesta sexta-feira, 12. Pela primeira vez, os grandes anunciantes poderão ter imagens de seus produtos na página de resultados de buscas. Mas ao contrário do modelo tradicional de se pagar pelos cliques, no caso do novo formato haverá o pagamento de acordo com as compras, com divisão das receitas com o próprio Google.
O Product Listing Ads mostrará as fotos e algum texto sobre o produto ao lado dos resultados normais de publicidade do AdWords.
No caso das redes varejistas que tem milhares de produtos, elas não precisarão comprar palavras-chave para todos seus ítens. A sugestão do Google é que elas concentrem em alguns produtos que têm potencial para gerar venda de outros também.
Um case apresentado pelo Google, baseado nos testes já feitos, é da Campmor. A empresa teve alta de 40% na taxa de cliques. A empresa tem 25 mil ítens à venda e compra cerca de 3 mil palavras do AdWords.
Do Advertising Age.
A empresa testou a nova publicidade com 800 anunciantes no decorrer do último ano. Chamada de Product Listing Ads, sua versão beta foi lançada nesta sexta-feira, 12. Pela primeira vez, os grandes anunciantes poderão ter imagens de seus produtos na página de resultados de buscas. Mas ao contrário do modelo tradicional de se pagar pelos cliques, no caso do novo formato haverá o pagamento de acordo com as compras, com divisão das receitas com o próprio Google.
O Product Listing Ads mostrará as fotos e algum texto sobre o produto ao lado dos resultados normais de publicidade do AdWords.
No caso das redes varejistas que tem milhares de produtos, elas não precisarão comprar palavras-chave para todos seus ítens. A sugestão do Google é que elas concentrem em alguns produtos que têm potencial para gerar venda de outros também.
Um case apresentado pelo Google, baseado nos testes já feitos, é da Campmor. A empresa teve alta de 40% na taxa de cliques. A empresa tem 25 mil ítens à venda e compra cerca de 3 mil palavras do AdWords.
Do Advertising Age.
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