sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como os recrutadores descobrem as mentiras dos profissionais

No Brasil, existe um ditado popular que afirma que “mentira tem perna curta”. No ambiente corporativo, a frase não foge à regra, já que, mesmo antes de o profissional entrar na empresa, os recrutadores estão atentos às informações passadas.

O gerente de Projeto do Grupo Foco, Rudney Pereira Junior, afirma que, embora anti-ético, acontece de as pessoas mentirem tanto no currículo como na entrevista de emprego. As mentiras contadas variam de competências até a formação. “A mentira em processos seletivos é mais comum do que se imagina, principalmente no currículo".

Entre as mentiras mais contadas, estão o conhecimento em idiomas e cursos complementares de formação. Ele acrescenta ainda que muitas pessoas mentem em relação às viagens realizadas ao exterior, tornando um passeio em uma experiência profissional.

Currículo
Segundo o especialista, as mentiras escritas no currículo são mais difíceis de serem descobertas à primeira vista. “Nós partimos do princípio que a pessoa está falando a verdade e que está a fim de participar do processo de maneira honesta”, declara.

Entretanto, estas mentiras podem vir à tona quando a empresa pedir um documento para comprovação, como um diploma ou certificado de conclusão de curso. Geralmente, estes comprovantes não são solicitados durante o processo seletivo, mas no momento da admissão do profissional.

“Se o profissional mentiu e ele foi admitido, a empresa pode desistir de contratá-lo, porque nesta situação existe quebra de confiança”, explica Pereira Junior.

Entrevista
Já as mentiras contadas pelo profissional durante a entrevista com o recrutador são mais fáceis de serem detectadas. De acordo com Pereira Junior, o entrevistador desconfia quando o candidato não consegue responder às perguntas relacionadas às competências exigidas ou experiências de trabalho.

“A pessoa se enrola. Ela não consegue sustentar aquela mentira e nós exploramos ao máximo esta situação. O profissional mostra insegurança, o que é diferente do nervosismo”, diz.

Além disso, os recrutadores podem checar as informações passadas pelo candidato por meio da empresa anterior em que ele trabalhou, pedindo uma carta de referência ou mesmo por telefone. Outra prática utilizada é acessar as redes sociais, como o Linkedin, Eacademy, entre outras.

Carreira prejudicada
Contar uma mentira no processo seletivo prejudica tanto a empresa como a carreira do profissional. Para a empresa, o problema é o tempo perdido com aquele candidato. Já para o profissional, a imagem e a confiabilidade ficam abaladas.

Fonte: InfoMoney

CURIOSIDADE - Banner do ano 2000.

Vejam que interessante esse banner feito em 2000 para divulgar o site VAGAS.com.br.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sebrae cria site para desenvolvimento de Plano de Marketing

O Sebrae acaba de lançar o site Click Marketing que tem o objetivo de auxiliar as pequenas empresas a construirem o seu plano de marketing. Basta se cadastrar gratuitamente.

O site é:

www.clickmarketing.sebrae.com.br


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PÓS-GRADUAÇÃO IESB - MARKETING DIGITAL

Gentem...! depois de tanto esperar chegou à Brasília o curso de Marketing Digital que será ministrado pela faculdade IESB. A primeira turma fechou neste mês e já está a todo vapor.
O conteúdo programatico está bem interessante e abrangente e tem o objetivo de apresentar com uma visão estratégica os mais atuais e relevantes temas de marketing e negócios digitais, tais como e-commerce, mobile marketing, mídias sociais, computação em nuvem, consumidor digital, eGov , colaboração em rede, política online, RP 2.0, etc.

Saiba Mais

Sites de compras coletivas - A nova onda do momento

A Nova onda do momento são os sites de compras coletivas que estão despertando a curiosidades dos compradores on-lines. Segundo a Nielsen-IBOPE esses sites que vendem cupons de desconto de até 90% em produtos e serviços — superaram a marca de  4,5 milhões de pessoas. As empresas tambem estão abrindo o olho para esse novo negócio, como é o caso da Editora Abril que fechou parceria com a ClickOn para explorar o promissor segmento de comércio eletrônico e lançou na manhã dessa terça-feira, 26, sua entrada no segmento de compras coletivas, modelo que vem ganhando destaque na internet nacional nos últimos meses. Em parceria com o já estabelecido ClickOn, o novo Bananarama é uma das grandes apostas da editora para incrementar suas operações de comércio eletrônico no Brasil.

conhecça alguns desses sites:
http://www.clickon.com.br/
http://www.webgo.com.br/
http://www.coletivar.com.br/
http://www.ofertaunica.com.br/
http://www.citybest.com.br/
http://www.peixeurbano.com.br/
http://www.ofertax.com.br/
http://www.imperdivel.com.br/

Novos negócios- Grupo RBS lança site de comparação

O grupo RBS lança site que compara preços de produtos o http://www.eucomparo.com.br/.

"O Grupo RBS está investindo fortemente na área digital, e o lançamento do EuComparo consolida nossa presença em âmbito nacional a partir da prestação de serviço de alta qualidade às empresas e consumidores", explica Luciana Ribeiro, Diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo RBS.
"Já iniciamos a operação com a presença de grandes redes do varejo, e a expectativa é ampliar a parceria com as principais marcas de e-commerce do Brasil. Nosso objetivo é que o site se transforme em referência no mercado quando o assunto é comparação para compra de produtos e serviços", finaliza Adriana Cantamessa, Diretora Vertical Varejo online.
Confira aqui o site "EuComparo".

Fonte: Proxxima

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fique de olho - Curso de Google Marketing em SP

Vai acontecer nos dias 30 e 31/10 o curso Google Marketing para aqueles profissinais que querem entender melhor como colocar seu site em destaque no maior site de buscas do Brasil e também para saber como funcionam as ferramentas do google. Você que é profissional da área fique atento e se programe, pois Brasília infelizmente não costuma oferecer esses cursos.

http://www.treinamentogooglemarketing.com.br/

TÁ CHEGANDO....

TWITTER NO BRASIL
Os brasileiros que aguardam há meses pela versão do Twitter em português poderão cobrar a tradução de perto, porque em breve o microblog terá um centro de operações na América Latina. E a cidade que receberá os escritórios é São Paulo. A novidade foi dada por Laura Gõmez, que reponde pelo suporte técnico e pelos planos de internacionalização do Twitter. Laura afirmou que o país foi escolhido por ser, depois dos Estados Unidos, o maior mercado internacional do serviço. Segundo ela, 1/5 dos novos adeptos ao microblog são da América Latina - região que aumentou em 420% o número de tuiteiros nos últimos 6 meses. Junto com o anúncio do Twitter no Brasil veio, claro, a informação de que nos próximos meses ele terá uma versão em português. "Os brasileiros produzem 16% de todas as mensagens publicadas no site", afirmou a executiva. O país produz 9,6 milhões de todas as 60 milhões de mensagens publicadas por dia no microblog.
Fonte: Coluna Pedro Abelha
 

Profissional de Marketing

Quais as funções de um profissional de marketing?

1
Adicionar legenda: Por Elcio Fernando.

Muitas são as atribuições de um profissional de marketing, porém muitas pessoas e organizações as entendem de forma incorreta, sem amparo nos reais conceitos desta ciência social aplicada. O profissional de marketing é o canalizador de informações e referencial para as tomadas de decisões estratégicas das organizações, pois é o especialista no estudo do mercado no qual uma organização está inserida. É este profissional que auxilia ou executa o planejamento estratégico, de acordo com cada estrutura funcional, de modo a alcançar os objetivos empresariais, com ética e responsabilidade.
Para tanto, seguem abaixo algumas funções de um profissional de marketing:
  • Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
  • Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
  • Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
  • Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
  • Observar atentamente os passos da concorrência;
  • Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
  • Verificar as oportunidades de mercado;
  • Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
  • Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
  • Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
  • Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
  • Estabelecer ações de endomarketing;
  • Organizar estruturas comerciais;
  • Controlar budget (orçamento);
  • Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.
http://www.elciofernando.com.br/blog/2010/02/quais-as-funcoes-de-um-profissional-de-marketing/

EVENTO - TOP TURISMO CENTRO-OESTE 2010

A ADVB-DF (Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil está promovendo o prêmio Top Turismo no DF. As inscrições se encerram dia 16 de novembro de 2010. Se a sua empresa ainda não se escreveu, então não perca tempo.

http://www.advbdf.com.br/topdeturismo