As empresas devem pensar em criar o seu Tutorial de Mídias Sociais, com regras claras de como seus colaboradores devem se comportar em um ambiente em que a privacidade é quase nula. Considero importante treinamentos para empresas de todos os portes, além de diminuir os riscos potenciais, funcionários bem orientados, com uma visão geral das principais mídias sociais e de como agir em cada uma delas podem maximizar a visibilidade da empresa positivamente.
A linguagem deve ser apropriada e os lançamentos dos produtos e serviços não podem vazar antes de uma autorização clara da empresa. Lembrando que reuniões internas são internas e não podem ser comentadas em ambientes sociais, muito menos na Internet. Estratégias pensadas por muito tempo podem ser perdidas em segundos com um comentário fora de hora em uma mídia social.
Segundo Juliana Lima, coordenadora de comunicação da empresa nacional de geolocalização Apontador, considerada uma das 250 empresas de tecnologia mais importantes do mundo. A empresa criou seu próprio tutorial em que a finalidade é orientar a todos de como postar comentários que falem sobre a empresa em ambientes de mídias sociais. "Não queremos inibir nenhum funcionário a espontaneidade de postar em seus perfis pessoais novidades sobre a empresa, são apenas orientações para evitarmos complicações posteriores. Transparência é um valor importante para a gente e precisamos manter um ambiente de abertura segura e saudável entre nós, sem a preocupação de que o que for compartilhado aqui seja redistribuído para fora", orienta.
A língua portuguesa também deve ser respeitada nas mídias sociais quando os colaboradores falam sobre uma empresa em alguma mídia social. Erros de ortografia e gramática podem prejudicar a imagem da marca. Verificar se o link que está sendo postado está direcionando para a página correta também é uma dica importante. Comentários positivos ou negativos encontrados sobre a empresa em mídias sociais, como o Facebook, YouTube, Orkut, Twitter, LinkedIn, entre outros, devem ser encaminhados aos departamentos competentes, como o de RH e/ou comunicação da empresa.
Com essas informações preciosas nas mãos o departamento competente saberá como agir. Caso um consumidor queira saber alguma informação questionando diretamente ao colaborador nas mídias sociais, ele deve perguntar ao departamento competente como responder e se deve responder a determinadas perguntas. Criar Redes com o nome da empresa também é um comportamento totalmente inadequado. Estas Redes devem ser criadas pelos profissionais competentes em gerenciar o conteúdo da empresa nas mídias sociais.
* Fonte:André Telles - CEO da agência especializada em marketing digital Mentes Digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário