Quais as funções de um profissional de marketing?
Adicionar legenda: Por Elcio Fernando. |
Muitas são as atribuições de um profissional de marketing, porém muitas pessoas e organizações as entendem de forma incorreta, sem amparo nos reais conceitos desta ciência social aplicada. O profissional de marketing é o canalizador de informações e referencial para as tomadas de decisões estratégicas das organizações, pois é o especialista no estudo do mercado no qual uma organização está inserida. É este profissional que auxilia ou executa o planejamento estratégico, de acordo com cada estrutura funcional, de modo a alcançar os objetivos empresariais, com ética e responsabilidade.
Para tanto, seguem abaixo algumas funções de um profissional de marketing:
http://www.elciofernando.com.br/blog/2010/02/quais-as-funcoes-de-um-profissional-de-marketing/
- Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
- Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
- Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
- Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
- Observar atentamente os passos da concorrência;
- Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
- Verificar as oportunidades de mercado;
- Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
- Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
- Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
- Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
- Estabelecer ações de endomarketing;
- Organizar estruturas comerciais;
- Controlar budget (orçamento);
- Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário