terça-feira, 23 de novembro de 2010

Twitter cria serviços de métricas

E-mail Imprimir PDF
O Twitter finalmente oficializou o maior boato sobre o microblog dos últimos meses: a criação do sistema de métricas.  Um seleto grupo de usuários já começou a testar o que vem sedo chamado de “Twitter Analytics”. A ferramenta permite conhecer quantos replies, cliques e retweets um perfil já teve, além de informar quais tweets fizeram o adepto ganhar ou perder seguidores.

O famoso blog Mashable recebeu capturas de tela de um adepto ao Twitter que já começou a testar o serviço. A possibilidade de visualizar resultados de ações em rede é o maior sonho das empresas que usam o microblog – e o maior pesadelo para os desenvolvedores que ajudaram a popularizar o serviço. É a guerra entre Twitter e terceiros. E um provável novo modelo de negócios da empresa.

Algumas empresas não vêem com bons olhos essa nova ferramenta. Para os programadores, o site desestimula a construção de produtos não-oficiais. Isso porque, ao adotar um aplicativo como oficial, o Twitter acaba esvaziando os demais. O que pode acontecer – ou não – com empresas especializadas em consultoria em métricas para o microblog. Existe a possibilidade do recurso ser gratuito, mas ainda não se sabe ao certo., uma vez que o Twitter ainda é pouco rentável para seus criadores.

Do Vida em Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário